Por que comprar um datador InkJet Limerpak e não de um concorrente?

Datador Inkjet Limerpak
A resposta para esta pergunta nos dá oportunidade de mostrar algumas das vantagens competitivas dos datadores inkjet Limerpak, e como a empresa se relaciona com o mercado e com os clientes que adquirem este equipamento de alta tecnologia.
Em primeiro lugar, podemos destacar economia com insumos. Os datadores inkjet Limerpak oferecem ampla escala de regulagem na intensidade de tinta que usada a cada impressão. Equipamentos concorrentes oferecem apenas três modos de impressão: Normal, Melhor e Econômico. Nos equipamentos da Limerpak é possível fazer o ajuste escolhendo entre as 40 posições da escala para ajuste de tonalidade de negrito.
Desta maneira as empresas que usam os equipamentos da Limerpak podem determinar o quanto querem escurecer a impressão da data na embalagem dos produtos.
Outro fator relacionado a economia de insumos, está relacionado ao fato de que os datadores da Limerpak foram desenvolvidos para utilizar o cartucho na sua totalidade, enquanto os datadores de outras marcas possuem um sistema de bloqueio do cartucho quando o equipamento “julga” que a tinta está acabando.
Análises e estudos feitos em laboratório próprio da Limerpak aferiu que a tinta restante após a parada de um cartucho considerado “vazio” é suficiente para imprimir mais de 100 mil datas com 15 caracteres e altura de 2,5mm.
O custo de aquisição do equipamento é sem dúvida um outro bom motivo para a escolha do datador inkjet Limerpak. O preço médio de mercado fica muito abaixo das marcas concorrentes.
A escala de produção dos equipamentos da Limerpak é dimensionada para manter a qualidade e a negociação com fornecedores de peças e componentes eletrônicos permite que promoções especiais sejam lançadas ao longo do ano para beneficiar principalmente pequenas empresas do setor de alimentos, bebidas e cosméticos.
Os datadores inkjet da Limerpak são credenciados pelo BNDES e pelo Banco do Nordeste e as empresas que têm cadastro com essas instituições financeiras usam o benefício do financiamento a taxas competitivas.
Os equipamentos da Limerpak são produzidos inteiramente no Brasil e desenvolvidos para o mercado nacional. Por isso tem o foco nas reais e principais demandas da indústria brasileira.
Uma das principais demandas encontradas é a redução no tempo de parada na linha de produção.
A Limerpak tem a qualidade como requisito obrigatório e não ponto forte em relação aos seus equipamentos.
Na comparação entre o equipamento da Limerpak produzido 100% no Brasil e outro produzido em países asiáticos, podemos considerar que a qualidade de impressão dos dois seja a mesma.
Porém o gestor da qualidade e produção sempre leva em consideração a possibilidade de quebra ou mal funcionamento dos equipamentos. No caso dos datadores inkjet, um nacional e o outro importado, existe uma diferença importante relacionada ao tempo de resposta na troca ou reparo do equipamento.
O datador inkjet Limerpak produzido no Brasil, tem à disposição estoque de peças e componentes e assistência técnica local, assim os equipamentos que dão entrada no departamento de assistência técnica são reinstalados na linha de produção em menos de 48 horas.
Os datadores inkjet de outras marcas disponíveis no Brasil, na sua totalidade são montados em países asiáticos e vendidos no mercado nacional como sendo norte-americanos ou de países da Europa. Esses equipamentos oferecem risco real para as empresas de parada de linha de produção devido a falta de peças, componentes e a janela de reinstalação do equipamento que pode chegar a quase 30 dias.
Envio do equipamento para Ásia: 4 a 5 dias úteis;
Análise e diagnóstico do problema: 15 dias ou mais;
Devolução e reinstalação: 5 a 6 dias.

Após o envase pode haver vazamento de produto fora da embalagem, a limpeza pode ser feita com álcool?

Os cartuchos de tinta para datador inkjet originais da Limerpak usam álcool e não o solvente MEK (metiletilcetona), sendo assim, ao passar álcool na embalagem a impressão poderá sair.

Qual a taxa de manutenção dos Datadores Inkjet da Limerpak?

Os datadores inkjet Limerpak, apresentam índice muito baixo de manutenção. Em 18 anos de mercado e mais de 3.000 equipamentos instalados os números são:

  • 0,1% durante o período de garantia;
  • 2% após o terceiro ano de uso do equipamento.

Como funciona a assistência técnica da Limerpak?

A Limerpak dispões de um serviço chamado SAT (Serviço de Apoio Técnico) que visa sanar dúvidas dos clientes sobre a configuração de impressão, ajuste da posição da data na embalagem, entre outras dúvidas.

Em quais estados a Limerpak possui distribuidores.

Atualmente a Limerpak credenciou distribuidores nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro.

Nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, os atendimentos e vendas são feitos pela própria Limerpak.

A Limerpak possui distribuidores em outros países da América latina?

Sim, a Limerpak possui distribuidores na Argentina, Paraguai e Bolívia.

Quais as opções de cores disponíveis para as tintas do cartucho?

As cores disponíveis são: Preto, Branco Amarelo e Vermelho. No entanto somente o Cartucho Preto está disponível a pronta entrega, nas demais cores são fornecidas sob encomenda devido à baixa demanda.

Imprime Logomarcas?

A Limerpak possui dois modelos com tecnologia TIJ que são:

  • IJL-010 STD que não imprime logomarcas;
  • IJL-010 X1 que imprime logomarcas.

Quais informações são necessárias para que a Limerpak auxilie a empresa na escolha do datador adequado?

  • Tipo do material da embalagem;
  • Forma geométrica da embalagem (foto das embalagens);
  • Local da embalagem onde será feita a impressão (databox);
  • Velocidade da linha de produção em embalagens por hora ou embalagens por minuto;
  • Local de instalação do datador: esteira, máquina fechadora de caixas, máquina de embalagem automática;
  • Quando a instalação em máquinas automáticas de embalagens, é necessário informar se existe variação de velocidade durante a operação ou durante o start e stop.

A Limerpak comercializa cartuchos ou só o datador inkjet?

Sim. A Limerpak comercializa cartuchos originais e mantém sempre estoque compatível com a demanda dos equipamentos instalados. Em 18 anos de atuação a Limerpak nunca enfrentou a falta de cartuchos de tinta para datadores inkjet.

O datador da Limerpak imprime em fundo de latas?

Se a questão é relacionada ao material da lata, a resposta é sim. No entanto os datadores da Limerpak imprimem com distância de até 5mm.

Se a profundidade do rebaixo do fundo da lata for acima de 5 mm recomendamos o envio de amostras para testes nos Laboratórios da Limerpak.

O datador da Limerpak imprime códigos de barras?

A Limerpak distribui dois modelos de equipamento com tecnologia TIJ que são:

  • IJL-010 STD que não imprime código de barras;
  • IJL-010 X1 que imprime código de barras.

Em quais tipos de materiais é possível imprimir com as tintas usadas pelos datadores da Limerpak?

  • BOPP
  • PEAD
  • PEBD
  • PET
  • Vidro
  • Papel
  • Papelão
  • Tecido
  • Couro

Demais materiais é necessária a consulta e envio de amostras. A Limerpak está em constante evolução, não somente dos datadores inkjet, mas também das tintas.

É possível imprimir datas e lotes no fundo das embalagens de aerossol que possuem formatos abaulados?

A impressão é possível dependendo da profundidade, porém a Limerpak sempre solicita a empresa o envio de amostras para testes antes do fechamento da venda.

A Limerpak já atendeu projetos em embalagens com fundo acima da profundidade aceitável e a solução indicada foi a impressão na lateral da embalagem.

O datador inkjet da Limerpak imprime em galões de água de 20lts?

A Limerpak tem experiência em atender empresas de engarrafamento de água que usam galões de 20 litros. Nosso laboratório desenvolveu um suporte especial (vendido separadamente) para corrigir as variações de altura dos galões. Atenção! É preciso que a superfície a ser impressa esteja seca, após impresso, a impressão não sai com água.

Qual é o procedimento para inserir os dados de impressão no datador da Limerpak?

Podem ser usados 2 recursos para inserção de dados no Datador Inkjet da Limerpak.

  1. Computador com sistema operacional Windows. (A Limerpak não vende computador junto com o datador) com o Transferidor de dados que acompanha o datador;
  2. Interface homem máquina (vendida separadamente) que pode armazenar centenas de mensagens.

Quantas impressões são possíveis com um único cartucho de tinta?

A quantidade de impressões depende dos seguintes fatores:

  • Altura dos caracteres que serão impressos;
  • Seleção do tom de negrito;
  • Quantidade de caracteres a serem impressos.

Exemplo: O ajuste de impressão mais comum corresponde a data de validade e número de lote de 4 caracteres, com o total de 15 caracteres por impressão, altura de 2,5mm com tom de negrito suficientemente legível.  Este ajuste rende 500.000 (quinhentas mil) impressões por cartucho.

O datador inkjet Limerpak faz impressão de números sequenciais em ordem crescente e decrescente?

Sim. O datador inkjet da Limerpak é capaz de numerar em ordem crescente ou decrescente, inclusive até repetir números caso necessário, no caso por exemplo, de numeração de envelopes que necessitem entregar um protocolo com o mesmo número do envelope ao destinatário.

É necessária licença da Polícia federal para poder usar o Datador Inkjet da Limerpak?

Não. O datador inkjet da Limerpak dispensa a licença da Polícia Federal ou de qualquer outro órgão de controle. A tinta usada nos cartuchos originais Limerpak é livre de MEK ou de qualquer outra substância controlado pelo pela Polícia Federal.

Imprime códigos de barras?

A Limerpak possui dois modelos com tecnologia TIJ que são:

  • IJL-010 STD que não imprime códigos de barras.
  • IJL-010 X1 que imprime códigos de barras.

É possível usar cartuchos de outras marcas e outros fabricantes nos datadores da Limerpak?

Não. Cada fabricante de datador desenvolve cartuchos e tintas específicas para cada equipamento.

As características eletrônicas do equipamento são também distintas  e configuradas levando em consideração a densidade e quantidade de tinta necessárias para a impressão.
Outro fator levado em consideração é o tipo de solvente utilizado nas tintas, os datadores TIJ como o próprio nome já sugere, funcionam termicamente, aquecendo a tinta que “explode” em forma de jato direcionado que por sua vez forma os caracteres que devem ser impressos.

O uso de cartuchos de outros fabricantes nos datadores Limerpak aumenta o risco de danos irreparáveis ao equipamento, o mais comum é queima do circuito eletrônico.

Mesmo no caso dos cartuchos de tinta a base de água, todos os fabricantes, inclusive a Limerpak, fazem a proteção eletrônica dos cartuchos.

É possível fazer a recarga do cartucho de tinta original Limerpak?

A partir do momento da compra, o cartucho é propriedade e responsabilidade da empresa que fará o seu uso.
No entanto a Limerpak não aconselha a prática de recarga de cartucho de tinta para os Datadores Inkjet; como explicado acima, o cartucho é protegido eletronicamente e pode causar a queima do circuito do cartucho.
Algumas empresas tratam o assunto como “mito” e pregam que a recarga dos cartuchos é possível.

Porém, no caso de queima do cartucho durante a recarga ou dano irreparável ao datador, estas empresas são as primeiras a se eximirem de qualquer responsabilidade.

A Limerpak adverte para o fato de que: recargas de cartucho de tinta podem provocar danos ao datador, e ocasionar a perda da garantia do equipamento (se o equipamento for novo), e aumenta o risco de parada da linha de produção.

Ainda sobre tintas, como adquirir os cartuchos originais Limerpak?

As empresas que já são clientes da Limerpak ou dos distribuidores devem ligar para o telefone 19 3443 1175 e falar com um Consultor de Vendas. Caso o datador inkjet tenha sido adquirido através dos distribuidores, a empresa deve ligar para o distribuidor da sua região.

A Limerpak alerta sobre empresas que afirmam fornecer cartuchos ou tinta para a Limerpak. A informação não procede!
A Limerpak investe em Laboratório de desenvolvimento próprio e não se responsabiliza por tinta ou cartucho adquiridos de qualquer empresa que não seja da própria Limerpak ou de um de seus distribuidores autorizados:

  • NewJet no Rio de Janeiro;
  • MKF em Santa Catarina;
  • Affari Group no Paraná;
  • Dunipack em Goiás e Brasília.

 

Os datadores Limerpak imprimem na vertical?

Sim, os datadores inkjet da Limerpak são capazes de imprimir na vertical, porém está limitado a 12,7mm de altura.

É possível imprimir datas e lotes em latas de conservas alimentícias?

É possível. É preciso informar antes a profundidade do rebaixo da lata no caso da impressão for na tampa ou no fundo da lata. Os datadores inkjet TIJ imprimem com qualidade em até 5 mm de distância, distâncias maiores são necessários testes no Laboratório da Limerpak com amostras da lata.

As tintas usadas no datador Limerpak imprimem em caixas plastificadas?

Sim. É uma aplicação bem simples e a Limerpak tem domínio na solução para impressão neste tipo de material.

É possível datar embalagem de picolés com o datador inkjet Limerpak?

É possível. Necessário apenas algumas observações.

  1. Uso de máquina flow pack:
    A aplicação em máquinas flow pack é perfeitamente possível devido ao suporte específico criado pela Limerpak onde a datação é feita na embalagem do picolé com o filme ainda planificado.
  2. Datação com o picolé já embalado:
    Neste caso é importante que a embalagem seja datada sem condensação (suada). A tinta não consegue se fixar ou ancorar em superfícies molhadas.

Após a datação da embalagem, nas condições adequadas, não haverá problema a exposição do produto a umidade ou mesmo água.

Em caixas de embarque em papelão corrugado é indicado o uso de tinta a base de água ou de solvente?

Para esta aplicação é indicado o uso de tintas a base de água. Porém, em embalagens de papelão com alto teor de absorção, a impressão poderá ficar um pouco clara. A Limerpak auxilia as empresas nos testes prévios em embalagens com alto nível de absorção, para que a escolha entre tinta a base de água ou a base de solvente seja correta.

Linhas de produção de pequeno porte abaixo de 2.000 unidade dia é viável o uso do datador inkjet ou pode ser aplicada outra solução de menor custo?

Caso a empresa esteja embalando produtos em saquinhos plásticos ou a embalagem é geometricamente plana a empresa pode optar por tecnologia de baixo custo sem comprometer a qualidade como o datador hot stamping.

No caso de a empresa usar embalagens com geometria irregular, simétrica ou assimétrica, o datador hot stamping não é recomendado. Por exemplo, em frascos cilíndricos ou ovais a impressão não ficará de acordo.

Outra opção no mercado para embalagens com geometria irregular é o datador a laser, porém o investimento neste equipamento pode chegar a 100 mil reais. Inviável para empresas com baixa produção.

O datador inkjet TIJ da Limerpak é um equipamento de alta tecnologia, produtividade alta e qualidade compatível se comparada a qualquer outro datador inkjet importado disponível no mercado.

O investimento é acessível mesmo para pequenas empresas na compra direta com a Limerpak ou no financiamento através do BNDES e Banco do Nordeste.

Quais os ganhos para o empresário que escolhe datar produtos com os datadores inkjet Limerpak?

É fato que o primeiro item da embalagem inspecionado pelos consumidores mais atentos é a data de validade.

Os datadores inkjet produzidos pela Limerpak são capazes de imprimir datas com altíssima qualidade e coloca o produto da empresa em patamar de igual para igual com grandes marcas.

Com o advento da internet que democratizou o acesso a informações os consumidores estão cada vez mais atentos.

A data de validade impressa com qualidade na embalagem mostra o respeito que empresa ou indústria tem pelos seus consumidores.

É necessário esteira transportadora para datar produtos com datador inkjet?

Os datadores inkjet, por característica própria, imprimem em movimento. É necessário que o próprio datador ou o produto esteja em movimento para que aconteça a impressão das informações.

Em empresas onde não há um movimentador de embalagens, seja de qualquer tipo, como máquinas de embalagem automática, esteiras transportadoras ou qualquer outra forma de movimentação é impossível implantar o datador inkjet.

Qual o preço de um datador inkjet já com esteira?

Como este texto está sendo publicado em março de 2020 o preço poderá variar de acordo com a data em que o texto seja lido, por isso será aplicado como referência o preço em dólares.

No mercado brasileiro pode ser encontrado datadores inkjet já com esteira por preços que variam entre 2.200 dólares a 12.000 dólares.

A Limerpak comercializa um modelo de datador inkjet com esteira a 2.200 dólares (lembrando que somente usamos amoeda americana para fins de atualização temporal). A Limerpak pratica a facilidade de parcelamento do valor em até 10 vezes no cartão de crédito.

Trata-se do mesmo modelo de equipamento usado por grandes empresas da indústria alimentícia, de bebidas, cosméticos e farmacêuticas. A Limerpak torna viável a prática desses preços devido ao fato de concentrar a produção dos datadores aqui mesmo no Brasil.

O Datador inkjet Limerpak requer muita manutenção?

Os datadores inkjet são divididos em alguns grupos onde os mais importantes são os de tecnologia TIJ e os de tecnologia CIJ.

Os datadores com tecnologia TIJ apresentam baixo índice de manutenção e isso é um fato. Este tipo de equipamento pode trabalhar anos sem manutenção devido ao fato deste sistema usar o cartucho de tinta, onde cada unidade de cartucho é uma nova cabeça de impressão. É como se a cada troca de cartucho um novo datador fosse instalado na linha de produção.

Os equipamentos produzidos pela Limerpak no Brasil foram desenvolvidos para atender as demandas e suportar desafios que as máquinas e equipamentos instalados no Brasil enfrentam, como por exemplo os picos de tensão causados nas redes elétricas que alimentam os datadores.

Os datadores inkjet com tecnologia CIJ na sua maioria já vem com data e hora programado para parar de funcionar. E durante a vida útil do equipamento requer muitas horas de manutenção e limpeza.

A Limerpak tem o compromisso de não comercializar datadores inkjet com tecnologia CIJ.

É possível operar com cartuchos de tinta Limerpak em ambientes frios?

Sim, a Limerpak oferece cartuchos com tinta que permite operar e datar embalagens até mesmo em câmaras frias.

Como saber se o cartucho e a tinta são originais Limerpak?

A Limerpak tem o compromisso de não fornecer cartuchos de tintas a não ser para os clientes cadastrados e os distribuidores.

As empresas que usam os Datadores Inkjet Limerpak devem evitar comprar cartuchos fora da rede de distribuição da Limerpak.

Já chegou ao conhecimento da Diretoria da Limerpak que empresas estão recarregando os cartuchos originais Limerpak.

A Limerpak não recomenda a compra de cartuchos dessas empresas, mesmo com o argumento de que são os fornecedores de tintas e cartuchos para a Limerpak.

A Limerpak não compra e não autoriza a recarga dos cartuchos por parte dessas empresas. A Limerpak possui seu próprio laboratório de desenvolvimento e envase de tintas para os cartuchos originais Limerpak.

Corre a informação de que a Limerpak importa datador da China e vende como se fosse nacional. É verdade isso?

A Limerpak é a única empresa na América do Sul que possui tecnologia para a produção de datadores inkjet. Desta forma a Limerpak representa para as outras marcas um concorrente muito forte, devido a versatilidade e qualidade do equipamento e pelo preço competitivo praticado no mercado nacional.

Empresas concorrentes estão a vários meses disseminando informações falsas sobre a origem dos equipamentos da Limerpak, para poder dissuadir os empresários e fazer a venda de datadores que, estes sim são importados da China, “nacionalizados” na América do Norte ou Europa e trazidos para o Brasil.

A Limerpak mantém equipe de mais de quarenta colaboradores, e mais da metade destes são técnicos e engenheiros com nível de mestrado e doutorado. A Limerpak sempre mantém as portas abertas e convida nossos clientes a conhecerem a unidade fabril no Município de Limeira – SP.

Em buscas no Google por informações sobre a Limerpak, links estão apontando para sites de outras marcas, por que isso acontece?

A Limerpak se tornou referência no Brasil no assunto de datador inkjet, hoje a empresa líder nacional em venda de datadores inkjet TIJ e por isso nossos concorrentes compram anúncios patrocinados para direcionar audiência para os próprios websites e se aproveitar do sucesso da Limerpak.

Porque o datador da Limerpak não possui tela lateral para programação?

A Limerpak a muito tempo dispões de tecnologia para incorporar uma no datador e com isso manter a similaridade com os concorrentes asiáticos que trazem esta tela incorporada ao equipamentos.

No entanto a Limerpak sempre leva em consideração a razão entre o custo x benefício oferecido aos clientes.

A tela incorporada ao datador representa adição de custo ao equipamento, e dependendo da posição de instalação do datador, a tela ficará escondida e inutilizada. Outra razão, é o fato de que uma tela de pequenas dimensões talvez não ofereça ao operador os programas e dados suficientes para a impressão.

Sendo assim, a Limerpak optou em fornecer separadamente o aparelho de Interface Homem Maquina (IHM) que pode ser conectado ao datador inkjet da Limerpak, dando melhor controle e visibilidade na criação e seleção dos programas criados.

O IHM permite maior capacidade de armazenamento de informações sem comprometer o processamento do datador. Assim os datadores mantém as condições necessárias para trabalhar em linhas de produção de altíssimas velocidades.

Ainda ficou com alguma dúvida?